Selo comemorativo aos 50 anos do JAHU - distribuído pelos Correios |
A cidade de São Paulo homenageou os aviadores italianos e brasileiros com um monumento inaugurado em 21 de agosto de 1929 batizado "Heróis da Travessia do Atlântico". Este, inicialmente ficava localizado a margem da represa. Em 1987 na administração do prefeito Jânio Quadros foi transferido para a Praça Nossa Senhora do Brasil no Jardim Paulista, onde ficou até meados de 2010, quando foi novamente transferido para o Parque da Barragem, às margens da represa de Guarapiranga, próximo ao local de origem.
O comandante brasileiro João Ribeiro de Barros, nascido em jau, interior de São Paulo, e o comandante italiano Francesco De Pinedo, realizaram o feito incrível na época, em datas diferentes.
No caso do comandante brasileiro, foi uma iniciativa própria, sem contar com apoio financeiro de ninguém, muito pelo contrario, nossos governantes da época fizeram de tudo para desencorajá-lo, pois na sua incompetência, se baseavam nos argumentos, de recentes fracassos cometidos por aviadores internacionais.
Saindo de Genova na Itália, foi o vôo pioneiro de travessia do atlântico sul, concluído em 28 de abril de 1927, fazendo escalas na Espanha, Gibraltar, cabo verde, Fernando de Noronha, e represa de Guarapiranga.
Os heróis brasileiros foram João Ribeiro de Barros (comandante), Arthur cunha (na primeira fase da travessia) e depois João negrão (co-pilotos), Newton Braga (navegador) e Vasco Cinquini (mecânico).
Francesco De Pinedo |
Francesco De Pinedo (Nápoles, 16 de Fevereiro de 1890 — Nova Iorque, 3 de Setembro de 1933) foi um aviador italiano.
Infância:
Nascido em família nobre patrícia possuía o título de marquês. Seu pai era advogado. Estudou literatura, artes e música. Esta última foi uma paixão que levou por toda a vida. Tanto que, no reide (vôo pioneiro de longa distância, que visava à travessia inédita do oceano atlântico, a bordo de hidroaviões, partindo de Gênova e África, chegando à represa de Guarapiranga, em Santo Amaro) das duas Américas, levou um gramofone em seu avião.
Militar:
Guerra Ítalo-Turca |
Em 1908, ingressou na Accademia Navale e em 1911 graduou-se guarda-marinha. Neste mesmo ano participou da guerra ítalo-turca entre a Itália e o Império Otomano pela posse da Líbia.
A Itália fez os primeiros testes com dirigíveis em uma guerra |
Na I Guerra Mundial serve ativamente na Marinha. Em Julho de 1917 é enviado a Taranto para a escola de pilotos de hidroaviões. Em apenas dois meses consegue seu brevet. Serve ainda em Brindisi e no Mar Adriático. Cumpre uma missão em Constantinopla em 1921. No ano seguinte, assume um posto de comando no Mar Tirreno. Em sua carreira militar alcançou o posto de general.
Aviador:
Em 16 de Outubro de 1923, transfere-se da Marinha para a força aérea italiana (Regia Aeronautica).
Em 1925 realiza o Reide Gennariello acompanhado pelo engenheiro Ernesto Campanelli. Voou 55.000 - milhas, a partir de Roma até a Austrália, Tóquio, e de volta a Roma em seis meses, durante o reide teve de substituir uma asa e um motor.
De Pinedo não era um produto do fascismo, mas seu sucesso acrescentou prestígio ao regime, e Mussolini decidiu usá-lo como um "Messaggero di Italianità". Ele sugeriu uma visita das Américas, e deu total apoio para a sua preparação. Por isso, De Pinedo escolheu um o savoia marchetti s -55 barco voador, e para a equipe escolheu o capitão Carlo Del Prete e sargento. Vitale Zacchetti. Ele chamou o plano "Santa Maria", em homenagem ao "navio de Colombo”.
Em 1927 voou de Roma até Cabo Verde e sobre Buenos Aires, floresta amazônica e Arizona. No que ficou conhecido como o Reide das duas Américas. Em sua passagem pelo Brasil, esteve em Fernando de Noronha, Rio de Janeiro e São Paulo onde pousou na represa Guarapiranga.
Morte trágica:
Em 3 de Setembro de 1933, preparava-se para alcançar um recorde oficial de vôo de distância de Nova Iorque até Bagdá, quando seu avião incendiou-se antes de decolar.
Premiações:
Clifford B.Harmon |
Uma das maiores premiações que ambos os aviadores obtiveram, foi o Harmon Trouphy, estatua com o mesmo Ícaro de bronze existente nas colunas do monumento, além dos títulos de campeões aviadores do ano em que realizaram esse feito, ambos os aviadores, se tornaram membros honorários da maior liga de aviação, hoje conhecida como fia-(federation internationale de aeronautique), fazendo parte da elite de aviadores mundiais.
Esse prêmio foi criado em 1926 por Clifford B. Harmon, um abastado balonista e aviador. O Troféu Harmon Trouphy é um conjunto de troféus internacionais oferecido anualmente para o melhor aviador escolhido entre os 21 países membros, filiados a Liga Internacional de Aviação, sediada em Paris.
Clifford B. Harmon descreve os prêmios desta forma: “Prêmios Internacionais para as mais notáveis realizações nas artes e/ou ciência da aeronáutica para o ano anterior, com a arte de voar”
Placa de bronze conferida aos membros honorários da FIA (Federação Internacional de Aviação)
Monumento em seu lugar de origem, ás margens da Represa Guarapiranga |
Detalhe do Ícaro
Local onde foi abandonado:
Avenida Brasil, praça nossa senhora do Brasil, SP, São Paulo
A tão esperada volta do monumento "Heróis da Travessia do Atlântico" teve início no dia 22 de junho com cobertura exclusiva da TV AESUL.
Instalada na Praça Nossa Senhora do Brasil há cerca de 23 anos, agora retorna a sua região de origem, junto a Represa Guarapiranga. Mais uma vez a AESUL toma partido e tem dado apoio, cuidando da trabalhosa e dedicada operação de transporte através de seu associado a Help Transportes.
Link do vídeo gravado pela TV AESUL mostrando todo processo de instalação do monumento nas margens da Represa Guarapiranga:
http://www.tvaesul.com.br/videos/assistir/monumento-herois-da-travessia-do-atlantico-inicia-a-viagem-de-volta-para-casa
O Local de Origem:
No local original, foi colocada no chão uma placa de cimento, que hoje em dia, alem das pichações, virou deposito de sacos de lixo, que a população desinformada, utiliza, depositando os sacos para futura coleta dos caminhões de lixo.
Av. De Pinedo Av, João de Barros
Imagens do Monumento antes da sua Reinauguração:
Detalhes dos diversos símbolos existentes no Monumento:
Coluna romana com mais de 2000 anos, em estilo jônico |
Símbolo do Mito fundador de Roma - Uma loba amamentando Rômulo e Remo |
Festa de inauguração:
A Prefeitura gastou R$ 394.992,77 para fazer a restauração do monumento, que foi inaugurado com três meses de atraso do prometido.
Miniatura do Monumento feita com a intenção de atender pessoas com deficiência visual
"Esse monumento que percorreu diversas fases da História, nesse percurso atravessou ideologias políticas que quiseram usá-lo de várias maneiras, é parte integrante e importante não só da História de países, ou de seus personagens, mas da Memória de todos que em algum momento estiveram presentes em todo esse passado magnífico"
PROFº Eliandro - APRESENTAÇÃO DE PESQUISA MONUMENTO: HERÓIS DA TRAVESSIA DO ATLÂNTICO na Universidade Uniban/Anhanguera na SEMANA DE HISTÓRIA.
Prof. Eliandro. |
Um comentário:
EM TODO COMENTÁRIO AINDA FALTOU UM DETALHE, BOBO , MAS INTERESSANTE, QUANDO DE SUA LOCALIZAÇÃO EM FRENTE AO RESTAURANTE BEPPE, NO PAREDÃO , EXISTIA DENTRO DO MONUMENTO UM ENORME ENXAME DE ABELHAS JATAI, O QUAL CONTINHA MUITO MEL...
Postar um comentário