domingo, 15 de setembro de 2013

1ª GUERRA MUNDIAL (1914-1918)

CONDIÇÕES PARA UMA GUERRA
DESENVOLVIMENTO AMPLO NA TECNOLOGIA DAS DIVERSAS ÁREAS INDUSTRIAIS.

ACÚMULO DE RIQUEZAS E DE PODER ENTRE AS GRANDES POTÊNCIAS DA EUROPA.

SUPERPRODUÇÃO – NECESSIDADE DE NOVAS FONTES DE MATÉRIA PRIMA E  DE NOVOS CLIENTES.

DISPUTA ENTRE AS GRANDES POTÊNCIAS – ALIANÇAS E ACORDOS DE PROTEÇÃO.

A BELLE EPÓQUE
A BÉLLE ÉPOQUE FOI O PERÍODO PÓS-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, que aconteceu aproximadamente entre os anos de 1880 ATÉ 1913.

Esse período foi marcado pelo DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, pelo PROGRESSO INDUSTRIAL, pelo AVANÇO DO CAPITALISMO que causaram um grande impacto no cotidiano das pessoas da Europa e deixaram bem claro a DIVISÃO ENTRE MUITO RICOS E MISERÁVEIS.

Enquanto alguns privilegiados desfrutavam do luxo adquirido através do suor e do trabalho intenso, outros europeus enfrentavam grandes dificuldades vivendo em condições sub-humanas e até mesmo na miséria.

TRÍPLICE ALIANÇA 

TRÍPLICE ENTENTE
“NACIONALIMO E PATRIOTISMO: foram as propagandas e a justificativa para o investimento na INDÚSTRIA BÉLICA ”.


O ESTOPIM PARA O INÍCIO DA GUERRA
No dia 28 de Junho de 1914 em SARAJEVO NA SÉRVIA, o HERDEIRO DO IMPÉRIO ÁUSTRO-HÚNGAARO FRANCISCO FERDINANDO, em visita ao país, foi assassinado por um jovem nacionalista.
FRANCISCO FERDINANDO DESEJAVA ASSUMIR O TRONO E RECONHECER AS NAÇÕES ESLAVAS COMO TERCEIRO PARCEIRO DO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO. A ideia ia de desencontro com os interesses sérvios que queriam a independência e formar a Grande Sérvia.  

Esse episódio levou com que os russos se posicionassem a favor dos sérvios mobilizando tropas militares.


A ALEMANHA logo declarou guerra a RÚSSIA.


A PROPAGANDA á GUERRA
Foi a partir da Revolução Industrial que os governos perceberam a força que a mídia tinha de convencer as pessoas á uma certa ideia.
Na 1ª Grande Guerra a Propaganda foi usada para manipular e convencer as pessoas á participar de uma guerra que não era interessante á eles, pois os seus próprios governos os submetiam á estados de miséria.

UMA GUERRA DE INDÚSTRIAS E TRINCHEIRAS
A 1ª Grande Guerra ficou marcada por alguns aspectos, o primeiro é o aprimoramento das máquinas e da tecnologia e seu uso para atacar outras nações.

Outro aspecto importante foi a construção de trincheiras, que eram valas enormes onde os soldados se instalavam para melhor se proteger de ataques, mas o uso das trincheiras tornou a guerra muito lenta. 

Muitos soldados morreram loucos, pois passavam meses nas trincheiras com fome, frio e depressão, outros deles “rezavam” para haver combate em seus fronts para que houvesse atividade ou morreriam de tédio.
Em algumas trincheiras acontecia uma vida á parte, muitos soldados passavam o tempo lendo livros, escrevendo em livretos que se tornariam diários, isso era uma forma de viver em um lugar onde a morte poderia chegar a qualquer momento.


A ALEMANHA APRESENTA SEUS "BRINQUEDINHOS"

 Muitos historiadores afirmam que se não tivesse acontecido o assassinato de FRANCISCO FERDINANDO, a Alemanha "arranjaria" outro motivo para iniciar uma guerra e isso se comprova devido as armas apresentadas por ela no começo de guerra. 
O Primeiro "BRINQUEDINHO" apresentado pela ALEMANHA na primeira Grande Guerra foi o SUB-MARINO.
A criação do Sub-marino tinha uma função específica e extremamente estratégica, atacar a poderosa frota militar naval da Inglaterra.

O AVIÃO também foi uma arma poderosíssima que os alemães criaram a partir dos projetos de Santos Dumont

Os Alemães apresentaram também os TANQUES DE GUERRA que, além de ser uma fortaleza de rodas, levavam vários soldados de uma só vez.
A tecnologia e a ciência não eram usadas somente para CRIAR ARMAMENTOS PARA A GUERRA, mas para RECRIAR.
A Inglaterra principalmente, recolhia tanques de guerra alemães que eram deixados no caminho e os entregava para que seus cientistas os recriassem
Podemos ver nos dias atuais, os CARROS FORTES que transportam dinheiro dos bancos e o CAVEIRÃO da polícia militar do Rio de Janeiro.


A VITÓRIA NAS MÃOS DA ALEMANHA
A vitória, a princípio, tendia para o lado alemão, que demonstravam superioridade militar e avançavam sob as tropas francesas em terra.



Os ingleses apresentavam uma grande ofensiva no mar, mas tiveram muito trabalho diante do ataque dos submarinos à marinha mercante, o que causava grandes danos a população civil europeia. 

Outra tática eram os ataques aéreos que surpreendiam com bombardeios em terra.



A REVIRAVOLTA
A vitória estava quase assegurada, mas alguns fatores favoreceram para a sua derrota.
Em 1917 A RÚSSIA saiu da guerra, pois internamente tinha que resolver uma crise que geraria a REVOLUÇÃO SOVIÉTICA RUSSA.
Os ESTADOS UNIDOS entraram na guerra sobre o pretexto de terem alguns de seus submarinos sido atacados por alemães, a ITÁLIA abandona a Alemanha e troca de lado.

Em 1918 ao atacar a França, a Alemanha sofreu um fracasso ao lutar contra 700 mil homens, o que somada às sucessivas perdas austríacas desestabilizou a Tríplice Aliança e o Império Austro-Húngaro.

Diante da derrota o governo assinou o armistício em 11 de novembro de 1918. Neste contexto o imperador alemão Guilherme II abdicou sob forte pressão popular.


O TRATADO DE VERSALHES

Com o final da Guerra e o armistício da Alemanha, os países envolvidos na guerra assinaram na França um acordo que determinaria as sanções e aplicações que a Alemanha sofreria. 
As imposições ficaram estabelecidas da seguinte forma.

Ceder a Álsacia-Lorena e as minas de carvão da bacia de Sarre à FRANÇA.

Devolver a autonomia da Bélgica, Dinamarca, Lituânia e Polônia.

Todas as colônias alemãs foram transferidas para a FRANÇA e a INGLATERRA.

A Alemanha também teve que indenizar os países vitoriosos.

Reduzir seu exército a 100 mil homens.

Foram proibidos de produzir canhões, aviões e artilharia antiaérea.

Os submarinos e navios de guerra foram entregues à Inglaterra, França e Bélgica.
* Todas essas imposições levariam a Alemanha á uma crise econômica sem precedentes e seriam motivos á que ADOLF HITLER alimentaria um Nacionalismo exacerbado e o ódio da população.


AS MULHERES NA GUERRA

DURANTE A GUERRA... as mulheres, que antes, eram submissas aos homens, tiveram a experiência do trabalho e principalmente da liberdade

APÓS A GUERRA... em muitos países, mulheres se tornaram especialistas em serviços industriais, adquiriram autonomia financeira e conquistaram o direito de estudar em universidades.

AS MULHERES ADQUIRIRAM O DIREITO AO VOTO em muitos países

O COMPORTAMENTO das mulheres também mudou, elas passaram a usar roupas mais confortáveis, dispensando aqueles trajes que as tornavam objetos e as faziam parecer peças das casas em que moravam


O BRASIL NA GUERRA?
No dia 5 de abril de 1917, o vapor brasileiro "Paraná", que navegava de acordo com as exigências feitas a países neutros, foi torpedeado, supostamente por um submarino alemão. 



No dia 11 de abril o Brasil rompeu relações diplomáticas com os países do bloco liderado pela Alemanha. 



Em 20 de maio, o navio "Tijuca" foi torpedeado perto da costa francesa. Nos meses seguintes, o governo Brasileiro confiscou 42 navios alemães austro-húngaros e turco-otomanos que estavam em portos brasileiros, como uma indenização de guerra.


No dia 23 de outubro de 1917, o cargueiro nacional "Macau", um dos navios arrestados, foi torpedeado por um submarino alemão, perto da costa da Espanha, e seu comandante feito prisioneiro. Com a pressão popular contra a Alemanha. 

No dia 26 de outubro de 1917, o país declarou guerra aos Poderes Centrais.

CURIOSIDADE PÓS-MODERNA

O fotógrafo canadense Chris A. Hughes comprou uma câmera estereoscópica francesa Richard Verascope de 1914 e encontrou uma bela surpresa: havia em seu estojo dois pacotes de slides com fotos que, ele descobriu depois, foram tiradas por um soldado francês durante a Primeira Guerra Mundial.
http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/divirta-estudando/fotografos-encontram-fotos-da-primeira-guerra-mundial-em-cameras-antigas/

LITERATURA RECOMENDADA

Livro: "A ERA DOS EXTREMOS

O Era dos Extremos: o Breve Século XX: 1914 - 1991 é um livro de História escrito por Eric J. Hobsbawm em 1994 que discorre sobre o século XX, mais precisamente do início da Primeira Guerra Mundial em 1914 até a queda da União Soviética, no ano de 1991.

Eric John Ernest Hobsbawm (Alexandria, então Sultanato do Egito, 9 de junho de 1917 - Londres, 1 de outubro de 2012) foi um historiador marxista britânico (nesse momento a “África era de domínio da Inglaterra por isso tinha cidadania Britânica).
Reconhecido internacionalmente como um dos maiores intelectuais do século XX

Ao longo de toda a sua vida, Hobsbawm foi membro do Partido Comunista Britânico.

Hobsbawm foi figura emblemática, seguro de suas opiniões e referência para a grande maioria dos historiadores sérios de todo o planeta, seu nome ja está gravado na História mundial, infelizmente nos deixou em 2012. Esteja em Paz!

Entrevista de Eric Hobsbawn no Brasil em 1997
http://www.youtube.com/watch?v=K4wKqUGJaso



DIVULGAÇÕES SOBRE A MORTE DE HOBSBAWN

REVISTA VEJA: Maior historiador esquerdista de língua inglesa, Eric Hobsbawn, morto na última segunda-feira, aos 95 anos, foi um idiota moral. Essa é a verdade incômoda que os necrológios, publicados em profusão, quase sempre fizeram questão de ignorar. Marxista irredutível, o talento de historiador, é forçoso dizer, ficará para sempre manchado pela cegueira com que ele se agarrou a uma posição ideológica insustentável.                                 http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/a-imperdoavel-cegueira-ideologica-de-eric-hobsbawm

PORTAL G1: O intelectual marxista é considerado um dos maiores historiadores do século XX e escreveu "A era das revoluções", "A era do capital", "A era dos impérios", "Era dos extremos", entre outras obras. 
Ele também era um entusiasta e crítico do jazz, escrevendo resenhas para jornais sobre o gênero musical e publicando o livro "História social do jazz".



Professor Eliandro






domingo, 14 de julho de 2013

POLÍTICA "DO PARAGUAY"... Literalmente!

O candidato da ANR Asociación Nacional Republicana (Partido Colorado), Horacio Cartes, é o novo presidente do Paraguai.
É a volta do partido que comandou o Paraguai durante 61anos, 35 deles em uma ditadura que assolou o país.
A eleição de Horacio Cartes-- do Partido Colorado--, como presidente do Paraguai. Com a vitória, os colorados, que governaram o Paraguai entre 1947 e 2008, voltam ao comando o país. O segundo lugar ficou com o Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), adversário histórico dos colorados. Cartes assume o cargo em agosto deste ano”
Cartes é empresário, milionário, é dono de banco, presidente de time de futebol e de empresa de refrigerantes. No passado foi preso por evasão de divisas. Durante a campanha foi acusado de contrabando de cigarros para o Brasil e de lavagem de dinheiro.
A crise no Paraguay se instaurou no início do ano passado, quando fazendeiros que representam aproximadamente 10% da população paraguaia e detém cerca de 80% das terras produtivas sofreram com as ações do e ex-Bispo Católico e então


Presidente Fernando Lugo resolveu promover uma espécie de Reforma Agrária no país, distribuindo parte dessas terras á população que sofria com o enfraquecimento da economia e a alta inflação, além da fome e miséria devido á má distribuição dessas terras.
Essa Reforma Agrária de Lugo rendeu-lhe um impeachment, pasmem, em pleno século 21, e que retirou o Paraguay do Bloco Mercosul pela atitude anti-democrática.



Prof. Eliandro
Mais uma prova de que há de termos muito cuidado com as crises extremas, fazermos reflexões constantes e contínuas sobre o rumo das lutas, pois o que pode parecer ruim, dependendo de como sejam levadas as manifestações, pode sim ficar pior, devido ao apoderamento das pautas e das Revoltas, para que a Direita, que não age como uma organização estabelecida, mas como a Mídia Tradicional Manipuladora de Informação, como os Empresários Burgueses e exploradores e todo e qualquer ação que sucateie os recursos básicos da população pobre e oprimida há tempos. Além disso, prova também que nem toda BANDEIRA VERMELHA com uma Estrela representa a ESQUERDA... aqui no Brasil, tem um partido com esses símbolos que, também, está longe de ser ESQUERDA rsrs...


quinta-feira, 11 de julho de 2013

DEMOCRACIA É BARULHO, SILÊNCIO É NA DITADURA! - Uma Reflexão sobre o Momento de Revoltas

Prof. Eliandro.
... Porque DEMOCRACIA É BARULHO... SILÊNCIO É NA DITADURA... Até que o POVO aprenda a se indignar, a se revoltar, aprenda a se organizar, cobrar e se MANIFESTAR... 
...até que os Governantes aprendam a nos respeitar, aprendam a nos representar, a serem políticos e não somente partidários e aprendam a trabalhar de fato... 
...até que a polícia aprenda a fazer a segurança, não seja truculenta e nojenta, aprenda que ordem e disciplina não é o mesmo que repressão... até que o país adquira uma Cultura de Mobilização e de Luta... 
...e ainda que as revoltas sejam tomadas por partidos, por grupos, por vândalos e por oportunistas de todas as vertentes... 
...as estruturas terão e vão estremecer... 

O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO em toda a sua essência, filosoficamente e materialmente requer mudanças e toda mudança requer troca de opiniões e adesões á novas metodologias... Então cada um na sua REVOLTA, que ha tempos foi somente interna... cada um com a sua cobrança sobre qualquer coisa que o oprimiu... Solte agora... com pauta ou sem pauta... Liberte-se... 
...pois até que se crie um HÁBITO, há de haver uma série de ATOS e até que se crie um CARÁTER SOCIAL E POLÍTICO, o País, em todas as vertentes de uma nação devem estar HABITUADOS á esse aprendizado contínuo e constante... e até que tudo isso aconteça MUITA CASA VAI CAIR!


A REVOLTA DOS R$ 3,20 NÃO FOI SÓ POR R$ 3,20

As Manifestações iniciadas em São Paulo, a maior economia da União, se propagaram pelo Brasil em diversas cidades, e foram notícia no último mês em todos os meios de comunicação, aqui no Brasil, nas mídias e emissoras tradicionalistas e burguesas, fomos taxados de VÂNDALOS e BADERNEIROS, alguns veículos da imprensa Internacional nos colocaram como ATIVISTAS SOCIAIS E POLÍTICOS, recebemos apoio de brasileiros de vários lugares do mundo, como Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos, os nossos Hermanos Argentinos nos alfinetaram dizendo que nós brasileiros NÃO ESTÁVAMOS ACOSTUMADOS com as ruas.
Arnaldo Jabor soltou toda sua ira na Rede Esgoto de Televisão
Maristela e Poly (vejam só), se mostraram indignadas na TV Cultura, Reinaldo Azevedo já é de praxe,

esse nem se conta, mas vale a pena lembra-lo.
As reivindicações eram inicialmente contra as péssimas condições do transporte público e o aumento abusivo da tarifa, mas o Movimento se propagou, se organizou e reorganizou pelas mídias sociais, ganhando corpo, novas características, novos adeptos e “novas” pautas.
Os Atos através das VÁRIAS LIDERANÇAS, organizaram-se e reorganizaram-se pelas REDES SOCIAIS de maneira LIVRE, DEMOCRÁTICA E INSTANTÂNEA, mobilizando cada vez mais pessoas.
O Governo Paulista, através do Governador Geraldo Alckmin e do Prefeito Fernando Haddad disseram, inicialmente, que não iriam negociar e em hipótese alguma voltariam atrás para baixar o preço da tarifa de ônibus.

A Polícia Militar foi usada como a “MÃO FORTE” do Estado que se mostrou, mais uma vez, REPRESSOR E AUTORITÁRIO. 
Usaram de violência extrema contra os manifestantes, lançando bombas e tiros aleatoriamente com o intuito de nos amedrontar, mas o que conseguiram foi insuflar a massa e seu GÁS nos deu mais “GÁS”. 
Sua estratégia se mostrou falha quando atingiu jornalistas de várias emissoras e meios tradicionais de jornalismo, até mesmo aqueles que os apoiavam INCONDICIONALMENTE.
Após serem atingidos por uma polícia despreparada e “desgovernada”, o discurso das Mídias tradicionais de Imprensa mudou, é claro que sabemos que não foi por LEGITIMAREM a nossa causa, ou acharem que estavam errados, o motivo foi simplesmente por terem sido atingidos.
Uma parte da população, ANALFABETOS FUNCIONAIS e EDUCADOS ALIENADOS,
viam pela televisão as vidraças de alguns Bancos serem quebrados e ficavam indignados, afinal, como pode um bando de arruaceiros, quebrar vidraças de Bancos, os mesmos Bancos que nos estupram com seus juros que somos OBRIGADOS á pagar, até por serviços que não usamos e não sabemos. 
Viam também o Metrô sendo depredado, “Meu Deus, o que é isso?” diziam eles, causaram um prejuízo de 70 mil reais, dinheiro que o Metrô de São Paulo demorou apenas 44 minutos para recuperar, fora os Milhões que lucram e esbanjam nas “Ilhas de Caras” e “Ibizas” do mundo.
Diziam os alienados: “É um Absurdo parar a Avenida Paulista!..., polo econômico da Cidade de São Paulo, e os hospitais, ...e os doentes que precisam de atendimento? Por que não fazem manifestações pela Saúde e Educação? Aí sim ganhariam o meu apoio!...
Diziam isso, como se os hospitais da nossa Periferia funcionassem perfeitamente, como se não faltassem leitos, como se não faltassem remédios, como se não faltassem médicos. 
O que eu vejo nos hospitais da periferia, que sou obrigado á frequentar, é um amontoado de gente pelo chão, com o corpo doente e com a consciência inexistente.
Eu nunca vejo esse pessoal que critica Manifestações como essas, falarem: “Hey, vamos lá protestar por uma Educação de qualidade, vamos lá cobrar uma segurança que seja realmente eficiente e não nos cause medo, assim como os bandidos, Vamos lá Lutar por qualquer coisa que seja..., só ouço e vejo, ...Vai lá e cobra isso, vai lá e luta por aquilo, vai lá e faz o que tem que fazer”.
E as religiões que pregam a salvação, onde estão nesse momento? 
“Salvo” A IGREJA CATÓLICA que estava presente, mesmo de maneira moderada, mas marcou sua presença, já a Igreja PROTESTANTE, que tem em sua essência e fundamentação o PROTESTO, se mantém em “um” outro mundo, se omitindo e se calando de maneira vergonhosa, como diz uma protestante amiga minha, Lutero se pudesse desceria dos céus e estaria engajado na causa, tenho certeza!. 
Não sou religioso, antes que me acusem de predileção ou pregação á alguma, mas tenho uma oração: TODOS OS DIAS ANTES DE DORMIR E AO ACORDAR EU PEÇO: “QUE EU TENHA SEMPRE GRATIDÃO POR AQUELES QUE ME AJUDAM DE ALGUMA FORMA E QUE POSSA RETRIBUIR Á ELES DE ALGUMA FORMA TAMBÉM, PEÇO QUE O MEU AMOR SEJA EM IGUAL TAMANHO AO DAS PESSOAS QUE ME QUEREM DESTA FORMA, E PRINCIPALMENTE QUE EU NÃO PERCA A CAPACIDADE DE ME INDIGNAR COM QUALQUER UM QUE ME OPRIMA OU AOS MEUS, AMÉM!”.
Com a mudança do discurso dessas mídias tradicionais, talvez o seu discurso talvez tenha mudado, ou para juntar o orgulho ao seu analfabetismo político e social, á sua falta de consciência social e política, á sua hipocrisia, você não mude de opinião e apenas se abstenha, até mesmo, de ter uma opinião.

Saímos do Facebook, do twiter para mostrar que erraram na estrofe do nosso hino que diz: 
“DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO”, pois acordamos, e mesmo, ainda que sonolentos, enquanto não nos permitirem sonhar, não os deixaremos dormir.
APESAR DE VOCÊ, A PRÓXIMA VAI SER MAIOR!
Prof. Eliandro.